top of page

A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE COLETIVA APLICADA AO PENSAMENTO DE CATEDRAL

Estamos vivenciando um momento de mudanças de valores e paradigmas, uma transformação da realidade coletiva.






Novos valores emergem da psique humana e diante disso novas atitudes sociais devem acompanhar este passo.



Para que se entenda a força do impacto destes novos paradigmas, o historiador Yuval Harari defende que existem três fatores que funcionam como propulsores da mudança social em grande escala, e ainda que não mais tão frequentes seguem tendo imenso poder, nada mais será igual após a passagem destes, são eles: a fome, a guerra e a peste. Claramente acabamos de passar pela peste, consequentemente, nossas estruturas sociais estão em processo de reconstrução.



Vivemos em um tempo hiper acelerado, de valorização do supérfluo, do efêmero e nos esquecemos da construção acompanhada da convivência de algo que se desenrola de forma lenta, porém, impacta enormemente na vida cotidiana.



O pensamento de catedral nos convida a refletir sobre isso, as catedrais podem levar mais de 500 anos para serem construídas e durante este tempo são frequentadas pelos fiéis independentemente do estágio de desenvolvimento que estejam. O público tem o prazer de vivenciar a beleza do seu processo de aperfeiçoamento.




A catedral poderia ser facilmente comparada com a vida, vivemos um processo constante de aperfeiçoamento com metas a serem alcançadas, porém, não podemos focar somente no objetivo e esquecer de viver a beleza do processo.




Conectando os pontos entre a mudança de paradigmas e o pensamento de catedral, precisamos quanto sociedade moderna, reaprender a apreciar o processo lento e significativo das coisas, desapegar da urgência que os valores vazios nos impõe e nos apegarmos a essa mudança de paradigmas que estamos vivenciando, aplicá-la no pensamento de catedral, e com isso, mudar as lógicas de consumo, de crença de valor pessoal, de exploração de recursos naturais de forma desenfreada, para passar a investir em conceitos de longo prazo e valor significativo, vivenciando este processo lento na construção imperfeita dele, entender que a mudança não será do dia para a noite mas que precisa ser feita.


Comments


bottom of page