O que torna a minha casa um espaço íntimo quando estou sempre de mudança?
Com a ascensão do anywhere office, o ambiente interno começa a passar por uma mudança, os móveis são práticos, os acessórios são extravagantes.
Ainda que não seja o único fator, o nomadismo digital é o principal precursor da tendência.
Veja bem, recentemente lugares como Espanha, Portugal, Dubai e Barbados declararam a implementação de vistos de trabalho remoto, oferecendo moradia de seis meses a 10 anos nos locais (as regras se alteram conforme o país). O foco destes lugares, é aquecer o PIB local, aproveitando o movimento de anywhere office.
Isso possibilitará que as pessoas morem seis meses em Madrid, depois dois anos em Lisboa, voltando ao Brasil, para então, decidir aproveitar mais alguns anos em Madrid novamente. Neste contexto, é natural que as pessoas invistam menos em mobília e mais em acessórios. Os acessórios têm o poder de personalizar os lugares, dar a cara do seu dono, além de serem fáceis de comprar, vender, ou, transportar.
Os acessórios têm o poder de personalizar os lugares, dar a cara do seu dono, além de serem fáceis de comprar, vender, ou, transportar.
Não podemos esquecer de que o nomadismo digital também oportunizou a saída das pessoas de grandes capitais, iniciando um movimento de volta ao interior e localidades rurais, buscando por moradias mais baratas e qualidade de vida.
A referência mundial em tendências Li Edelkoort, em uma entrevista recente para a Elle Brasil comentou que enxerga o futuro do morar como um espaço enxuto e terapêutico, onde as pessoas estarão mais interessadas em investir em cores calmantes ou energéticas, texturas nas paredes, artes, luminárias, objetos de decoração no geral. Esta declaração encaixa perfeitamente com outros artigos e estudos que apontam para uma movimentação que visa praticidade no design de interiores.
A Shein que não é boba nem nada já está de olho. Você já foi impactado com algum anúncio da Shein focado em DIY de artigos de decoração? Moldes para velas, objetos encaixáveis, luminárias, porta incensos, entre outros. Uma gigante como Shein, a qual possui como única preocupação o próprio lucro, e tem ao seu lado um forte estudo de dados e tendências mercadológicas, não entraria no universo de interiores caso não fosse uma oportunidade em potencial.
A Pitti Uomo, famosa feira mundial focada em tendências de moda, também investiu em uma área destinada à decoração de interiores para a sua edição deste ano. Chamado de Sign, o novo espaço refletiu a extravagância dos objetos de decoração contrastando com mobiliário minimal.
Já os banheiros, estão em um processo de evolução para se tornarem spas, ambientes de cura e relaxamento, onde cores, aromas e luzes tem extrema importância.
Lembrando que, este é um movimento que iniciou-se durante a pandemia, onde vimos um número expressivo de pessoas postando nas redes sociais que estavam usando ervas e cristais junto do banho, aderindo a massagens, comentando sobre o poder de banhar-se a luz de velas para relaxar e dormir melhor. Relatórios foram levantados e apontamentos foram feitos em torno de um futuro destaque para os banheiros.
Olhando muito além, e sob uma perspectiva não muito agradável, é sabido que o aquecimento global tornará muitas áreas inabitáveis, forçando uma migração para diferentes países. Como resultado desta movimentação, é provável que haja uma condensação de pessoas em uma mesma área, exigindo que os espaços por metro quadrado sejam enxutos.
Comments