Durante o evento “ Walk The Tok “ o TikTok divulgou a nova ferramenta de compra que será lançada no Brasil, a “ Shopping Ads”.
A ferramenta trabalha em três formatos de publicidade: compras por vídeo, catálogo de produtos e vendas ao vivo.
Abaixo alguns pontos que nos ajudam a entender os possíveis motivos da implementação da ferramenta.
O poder do aplicativo:
Recentemente um relatório desenvolvido e divulgado pelo Google mostrou que a geração Z, quando precisa de dicas de produtos ou entretenimento, possui preferência de busca pelo TikTok ou Instagram, ao invés do Google, o qual por anos se manteve invicto no podium.
Isso mostra a importância de ter uma boa ferramenta de vendas acoplada ao aplicativo da empresa, centralizando a busca e compra produtos em um único lugar.
O TikTok também é o principal responsável pelo lançamento de tendências para o público jovem e grandes marcas já comentaram sobre como utilizam o app para entender quais são os desejos do seu consumidor, e como os seus produtos estão repercutindo na rede.
Entendendo as preferências da América Latina:
A América Latina tem uma longa jornada de relacionamento com eletrônicos e produtos de entretenimento estrangeiros, o que faz com que sejamos um foco de interesse para empresas como Netflix, Amazon, TikTok, Meta etc.
Por exemplo, em 1995 uma pesquisa mostrou que uma pessoa latina na faixa dos 65 anos passava cerca de cinco anos em frente a TV, entre os principais produtos, programas de entretenimento nacionais e filmes internacionais.
Mesmo dentro da América Latina o Brasil se destaca pelo consumo de redes digitais, então podemos dizer que aqui o interesse pelo entretenimento fez uma migração da TV para as redes sociais, e não à toa, o Brasil se tornou o país dos influenciadores chegando a 500.000 profissionais da área os quais vem impactando fortemente na nossa forma de consumir.
Por fim, um estudo levantado pelo Cepal em 2016 mostrou que o consumidor latino tem preferência pelo consumo de vídeos, apresentando sozinho uma média próxima ao índice mundial. O que ajuda a entender melhor as razões do enorme sucesso do TikTok por aqui.
Somando a potência do TikTok com as preferências de consumo da região, podemos dizer que é muito provável que a ferramenta lançada desempenhe ótimos resultados no nosso país. Com isso, é importante que diferentes tamanhos de marcas fiquem atentas neste formato de compra. Como fez a L'oreal que segundo o próprio TikTok, através de suas marcas Garnier e Maybelline aumentou em 11 vezes as suas vendas com a Maybelline e 12 vezes com a Garnier ao utilizar do recurso na Indonésia.
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